segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

CME-CASCAVEL PARTICIPA DO VII FÓRUM DAS LICENCIATURAS - UNIOESTE CASCAVEL

A UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, promoveu nos dias 18 e 19 de fevereiro de 2016 o VII Fórum das Licenciaturas com o tema “BNCC: diálogos coletivos, compromissos para a consolidação da Educação Brasileira”.

Mesa de abertura com a presença da Presidente do CME.

Este evento contou com a participação de profissionais da educação da Educação infantil, da Educação Básica, do Ensino Superior e de outros órgãos vinculados a educação.
No dia 18/02/2016 a mesa de abertura teve a participação da presidente do Conselho Municipal de Educação de Cascavel.


Mesa de abertura com os professores: Marta S. F. Sforni e João B. Zanardini.






Os professores João Batista Zanardini da Unioeste e Marta Sueli de Farias Sforni da Universidade Estadual de Maringá (UEM) realizaram a fala inicial do evento.


GT 6: Conselheira Lucia T. Tureck.




No dia 19, no período da manhã os participantes do evento se reuniram em GT-Grupos de trabalho e discutiram sobre os Princípios Orientadores da Base Nacional Comum Curricular, sobre a Educação Especial na Perspectiva Inclusiva e sobre os Princípios, formas de Organização e Conteúdo. 



GT 5: Conselheiras Marcia A. Baldini, Elvenice Tatiana Zoia e IndialaraT. Rossa.




Os grupos de trabalhos que foram distribuídos da seguinte forma: GT 1 – Ciência da Natureza – Licenciatura: Química, Ciências Biológicas, Enfermagem; GT 2 – Matemática; GT 3 – Linguagens – Licenciaturas: Letras, Língua Estrangeira Moderna, Educação Física; 




GT 4: Conselheira Cleonice Rodrigues de Souza.


GT 4 – Ciências Humanas – Licenciaturas: Ciências Sociais, Filosofia, História, Geografia; GT 5 – Educação Infantil – Licenciaturas: Pedagogia, Pedagogia para Educadores do Campo; GT 6 – Educação Especial – Licenciaturas: Pedagogia, Pedagogia para Educadores do Campo. No período da tarde ocorreu a plenária com a apresentação, discussão e aprovação dos apontamentos nos grupos.


A plenária foi unanime em reconhecer a importância de uma Base Comum na educação brasileira, porém foi apontado em documento, que será protocolado junto ao MEC, que as discussões precisam chegar a todos os professores da rede pública de ensino.  Que o documento precisa ser revisto em sua totalidade a fim de garantir avanços reais na educação.

O Conselho Municipal de Educação de Cascavel preocupado com os rumos da educação participou ativamente deste momento e teve representação em todos os GTs. Estiveram presentes neste evento os conselheiros: Claudia Pagnoncelli, Indialara Taciana Rossa, Cleonice Rodrigues de Souza, Márcia Aparecida Baldini, Isabel Dolores Pituco, Elvelice Tatiana Zoia, Lucia Terezinha Zanato Tureck e Tania Mara Dalagasperina. Participaram do evento também as Assessoras Técnicas do CME, Adriana Bobrovski, Leonete Dalla Vecchia Mazaro e Vera Trindade de Moraes e a secretária geral Adriana Alves de Souza Moraes.

O debate sobre o documento preliminar da BNCC foi organizado pelo Núcleo de Formação Docente e Prática de Ensino (Nufope), vinculado a Pró-Reitoria de Graduação da Universidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.